Código do projeto: Projeto 12780
Código da Operação: COMPETE2030-FEDER-00373500
Acrónimo: CPVH
Título do projeto: Smart and integrable concentrated hybrid PV module for DayNight building – CPVH
Tipologia do projeto: SIID – Internacionalização de I&D – Operações de I&D industrial à escala europeia (Aviso MPr-2023-4)
Duração (meses): 36 meses
Data de início: 01/03/2025
Data de fim: 28/02/2028
Região de intervenção: Portugal e Canadá
Promotor: CASTROS ILUMINAÇÕES FESTIVAS S.A.
Co-Promotores:
CENTITVC - CENTRO DE NANOTECNOLOGIA E MATERIAIS TÉCNICOS, FUNCIONAIS E INTELIGENTES
MATGLOW – SMART MATERIALS UNIPESSOAL LDA
Custo total elegível: 1.359.643,49 €
Data de aprovação: 05/07/2024
Objetivo Específico: Desenvolver e reforçar as capacidades de investigação e inovação e a adoção de tecnologias avançadas
Programas: Eureka Clusters Sustainability 2022; PITD
Resumo do projeto e objetivos
O projeto CPVH tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma solução modular composta por diferentes tecnologias passíveis de serem integradas em fachadas de edifícios, com o objetivo de os tornar energeticamente eficientes. A combinação de módulos de concentradores solares híbridos, sistemas fotovoltaicos, e de sistemas de armazenamento e gestão térmica, proporcionará uma resposta sustentável capaz de gerar energia e aumentar a sua capacidade de armazenamento, promovendo uma melhor eficiência energética em edifícios e contribuindo para a redução dos custos energéticos e do impacto ambiental. Esta solução propõe a utilização de materiais sustentáveis, abundantes na natureza e com elevada performance para estas aplicações.
A integração do sistema CPVH em fachadas de edifícios diminuirá a necessidade de transporte de energia e favorecerá a criação de comunidades energéticas (micro-redes) que poderão explorar a comercialização da energia excedente localmente, com custos de energia mais baixos para os consumidores finais, contribuindo também para redução da pegada ambiental e do ruído visual causado por grandes instalações fotovoltaicas. A tecnologia desenvolvida neste projeto também permitirá controlar e monitorizar a temperatura ambiente de edifícios e fornecer água quente com custos energéticos reduzidos. O consórcio nacional estará mais focado no desenvolvimento de:
Lente holográfica: Desenvolvimento de lentes holográficas seletivas a comprimentos de onda específicos, garantindo a sua separação no sentido de evitar que a radiação infravermelha atinja as células solares e que possa ser utilizada no sistema de aquecimento de fluídos a ser desenvolvido. A performance deste elemento ótico holográfico depende essencialmente do ângulo de incidência da luz solar e do seu comprimento de onda. (CASTROS - PT)
Sistema de Gestão térmica para o módulo de captação de energia: Desenvolvimento uma nova geometria do sistema que será acoplado: i) aos módulos dos sistemas fotovoltaicos com o objetivo de aproveitar a radiação infravermelha que será redirecionada pelos concentradores solares, e ii) aos módulos dos sistemas de armazenamento de energia para gestão térmica das baterias de iões de sódio par melhorar a sua estabilidade (MATGLOW - PT)
Sensores impressos para monitorização inteligente e IoE: Desenvolvimento de sensores impressos passíveis de serem integrados na superfície das células fotovoltaicas com o objetivo de monitorizar em os parâmetros que contribuem para a sua degradação, nomeadamente a temperatura e a humidade a que estão sujeitos, com o objetivo de permitir uma reparação/substituição localizada dos módulos de forma individual, promovendo a eficiência do sistema por um maior período. (CeNTI - PT).