menu
projetos
2FLight


Código do projeto: OCI-01-0247-FEDER-045229

Acrónimo: 2FLight

Título do projeto: Desenvolvimento de filmes, fios ou fibras com capacidade de emissão de luz e de mudança de cor

Tipologia do projeto: SI I&DT Individual

Duração (meses): 26

Data de início: 01/01/2020

Data de fim: 28/02/2022

Promotor: Castros Iluminações Festivas S.A.

Parceria: CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes


O projeto “2FLight”, promovido pela Castros é cofinanciado pelo Portugal 2020 e possuí como parceiro científico o CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.
Este projeto de I&DT tem como objetivo principal o desenvolvimento de filmes, fios ou fibras com capacidade de emissão de luz e de mudança de cor baseados em diferentes tecnologias conforme a superfície em causa, sendo o objetivo final a criação de superfícies onde estes elementos são aplicados e/ou embebidos.
Os primeiros resultados foram já internacionalmente apresentados à comunidade científica internacional na Conferência internacional “ICSTR Lisbon – International Conference on Science & Technology Research”, que decorreu online no dia 24 de dezembro de 2021, sobre a temática “Exploring Innovative Solutions for Light Integration in Textiles”. Mais recentemente foram apresentados alguns demonstradores na Modtíssimo 2022, “o mais antigo salão têxtil da Península Ibérica”, que decorreu na Exponor nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2022, tendo desde logo uma das tecnologias desenvolvidas no projeto, a Fibra Eletroluminescente, sido escolhida para finalista da próxima edição dos iTechStyle Awards.
Nas próximas semanas será publicado na revista “MATTER: International Journal of Science and Technology” um artigo intitulado “Exploring innovative scale-up solutions for light integration in textiles using electroluminescent fibers” também decorrente deste projeto.

Quanto a demonstradores, desenvolveram-se 9 protótipos funcionais:


FIBRAS ELETROLUMINESCENTES
Com esta linha de desenvolvimento fomos capazes de produzir um fio eletroluminescente passível de ser submetido a processos têxteis convencionais (tais como tricotagem, bordagem, tecelagem, entre outros).

INTEGRAÇÃO DE LEDS
Os fios desenvolvidos nesta linha de investigação diferenciam-se pela miniaturização da construção dos LEDs, pelo efeito luminoso decorativo de multicor, pela uniformidade e dinâmica dos efeitos luminosos, combinados numa unidade ultracompacta e flexível.

GUIA DE LUZ
As superfícies flexíveis obtidas nesta linha de desenvolvimento são capazes de conduzir luz de forma uniforme, através de fenómenos físicos como reflexão e difusão de luz.


Descubra mais em: https://www.youtube.com/watch?v=g8EvhvU5dyE



Cofinanciado por:



VER PROJETO